domingo, 21 de março de 2021

Energias Renováveis

As fontes de energia renováveis são recursos naturais, capazes de se regenerarem num curto espaço de tempo e de um modo sustentável. Exemplos deste tipo de fontes de energia são o calor da Terra (energia geotérmica), a biomassa, o movimento das marés e das ondas, o vento, o sol e a água.

Por outro lado, as fontes de energia não renováveis dependem de recursos limitados existentes no nosso planeta. São exemplo deste tipo de fontes de energia, designadamente, os combustíveis fósseis.

Atualmente, a principal fonte de energia é o petróleo, que é uma fonte de energia não renovável, que, além de ser um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, é também responsável por conflitos entre países.


As fontes de energia renováveis têm como vantagens principais, nomeadamente, a não utilização de combustíveis fósseis, como o carvão e o gás natural, evitando a emissão de gases com efeito de estufa e contribuindo para a maior sustentabilidade ambiental.

Hoje, vários países do mundo têm vindo a investir em projetos que utilizam as fontes de energia alternativas, como a energia solar, a energia eólica, a energia geotérmica, o biodiesel, a energia obtida através do hidrogénio, a energia das marés, o etanol e a biomassa.

Em síntese, as fontes de energia disponíveis no nosso planeta podem agrupar-se em fontes de energia renováveis e em fontes de energia não renováveis.

Entre as principais fontes de energia renováveis destacam-se, nomeadamente, as seguintes:

1)  Energia hidroelétrica

A energia hidroelétrica é obtida principalmente através de centrais hidroelétricas que estão associadas a barragens de grande ou média capacidade e a albufeiras. É considerada como um dos processos mais eficientes e menos poluidores de produção de energia elétrica.

2) Energia eólica


A energia eólica é a energia gerada através da força do vento captado por aerogeradores. Entre as suas principais vantagens, evidenciam-se a abundância desta energia na natureza e a produção de energias a preços mais competitivos.


3) Energia solar

A energia solar utiliza os raios solares através dos painéis fotovoltaicos, oferecendo vantagens, nomeadamente, o facto de não poluir, ser renovável e existir em abundância. A desvantagem é a de que ainda não é viável economicamente, pois os custos para a sua obtenção superam os benefícios. No entanto, os custos associados à energia solar têm vindo a diminuir, o que está a tornar a energia solar como sendo uma das principais fontes de energia renovável do futuro.

4) Energia da biomassa

A energia da biomassa utiliza matéria de origem vegetal para produzir energia, como o bagaço de cana-de-açúcar, o álcool, a madeira, a palha de arroz e os óleos vegetais.


5) Energia geotérmica

A energia geotérmica é a energia obtida a partir do calor que provém do interior da Terra. Devido às altas temperaturas, as intrusões magmáticas e outros locais com atividade vulcânica são zonas com elevado potencial geotérmico. Este tipo de energia pode ser utilizado em centrais térmicas. Em Portugal, na Região Autónoma dos Açores, existem unidades de produção de eletricidade com recurso à geotermia. Para além de ser usada na produção de eletricidade, a energia geotérmica é também usada como fonte de calor nas estufas, termas, indústria e no aquecimento e arrefecimento de edifícios.

6) Etanol

O etanol é produzido principalmente a partir da cana-de-açúcar, do eucalipto e da beterraba. Como energia pode ser utilizado para fazer funcionar motores de veículos ou para produzir energia elétrica, sendo duas das suas principais vantagens o facto de ser uma fonte renovável e menos poluidora que a gasolina.


7) Biodiesel


O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel. As suas vantagens são ser uma energia renovável e não poluente e a sua principal desvantagem o esgotamento do solo.

Em conclusão, atualmente, a procura de energia assenta cada vez mais nas fontes de energia renováveis, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e da investigação, na medida em que têm um menor impacto ambiental, sendo a sua aposta decisiva para o combate ao aquecimento global e o esgotamento dos recursos naturais, na salvaguarda do planeta.

Em suma, as fontes de energia renováveis são mais eficientes e amigas do ambiente!

 

 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário