segunda-feira, 22 de junho de 2020

Direitos das Crianças!


Olá pessoal!
Hoje falaremos sobre tema dos Direitos das Crianças!
A Declaração Universal dos Direitos da Criança é um documento internacional e essencial na História da Humanidade que promove os Direitos da Criança, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de novembro de 1959.
É um grande passo para o desenvolvimento da Humanidade, realçando que as Crianças são muito importantes e fundamentais para o futuro da sociedade, necessitando das melhores condições para o seu desenvolvimento e crescimento, privilegiando a igualdade de oportunidades.
No sentido de uma melhor compreensão da sua importância, faremos uma breve síntese dos 10 princípios fundamentais dos Direitos das Crianças.
1 – Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importando a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.
2 – Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que se possam desenvolver física e intelectualmente.
3 – Todas as crianças têm direito a um nome e a uma nacionalidade.
4 – Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe.
5 – As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.
6 – Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.
7 – Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer.
8 – Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.
9 – Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho.
10 – Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Temos de pensar na sorte de vivermos com estes direitos, pois ainda há muitos países onde a maior parte destes direitos ainda não existem ou não são postos em prática, como, por exemplo, o trabalho infantil na Índia e a guerra e subnutrição de milhões de Crianças em vários países africanos.
O melhor do Mundo são as Crianças e, dentro de cada um de nós, há uma Criança, apenas temos de a acordar e libertar!!!
Curiosidade importantes:
1ª) De acordo com a Lei Portuguesa, uma pessoa é, legalmente, uma criança até aos 18 anos de idade e, posteriormente, a essa idade, passa a ser um adulto.
2ª) O Dia Mundial da Criança é uma data comemorativa a nível mundial, celebrada anualmente em homenagem às Crianças, cujo dia efetivo varia de acordo com o país. Países, como Portugal, Angola, Moçambique e vários outros países adotaram o dia 1 de junho, mas no Brasil este dia é celebrado a 12 de outubro.

Sem comentários:

Enviar um comentário