segunda-feira, 22 de junho de 2020

Luta contra o Racismo!


Olá pessoal!
Hoje vamos abordar o tema da Luta contra o Racismo!
Este tema é sempre atual e, ainda, há pouco tempo, tivemos o caso da morte de George Floyd pelo exercício excessivo da força policial norte-americana. Nos Estados Unidos da América existem, infelizmente, muitos casos parecidos como este. Mesmo no nosso país, ainda que a um nível inferior, também há casos de racismo, especialmente contra a população cigana e africana.
Desta forma, vamos começar por definir o que é o racismo e, seguidamente, iremos dar exemplos e conselhos para que, enquanto cidadãos conscienciosos, consigamos tornar a nossa sociedade mais justa e com menos preconceitos.
Em primeiro lugar, o racismo (físico ou psicológico) consiste no preconceito e na discriminação com base em perceções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos.
Partindo desta pequena definição de racismo, vamos, agora, enumerar algumas dicas e conselhos para que todos consigamos ser cidadãos exemplares.
1ª dica: Não basta termos consciência que o racismo é intolerável, temos de ter ações antirracistas concretas.
2ª dica: Sempre que uma pessoa está a ser vítima de racismo, temos de intervir ou pedir auxílio. Não podemos ficar indiferentes!
3ª dica: Temos de nos colocar no lugar do outro que está a ser oprimido.
4ª dica: Criar laços de amizade com pessoas de outras etnias, pois isso será uma experiência bastante produtiva e enriquecedora.
5ª dica: Incentivar as outras pessoas a serem antirracistas e a promover ações no âmbito desta importantíssima temática, a começar nas escolas com a educação cívica dos mais jovens.
Depois destas cinco dicas, esperamos que todos os cidadãos as ponham em prática para que o nosso mundo seja mais feliz e igualitário!
Temos de ser cidadãos atentos, altruístas e exemplares!
Fight against racism! All people and lives are equal!
Curiosidade: O Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se a 21 de março, como referência ao Massacre de Sharpeville.

Sem comentários:

Enviar um comentário